Oficina Ler e Ver
O segundo semestre de 2011 chegou. A turma de iniciantes do curso de Comunicação Social começa a chegar à aula de Técnica de Redação e Expressão da professora Cintia Neves. São alunos de primeiro e segundo períodos. Um pessoal cheio de gás! Futuros jornalistas e publicitários.
A professora dá aula. “Que aula diferente daquela do nível médio”, pensam alguns! Depois de uns dias, é lançado o desafio: criar um blog. Assim, a turma já iria mostrar suas próprias produções e sua forma de pensar sobre um determinado assunto. E ainda poderia usar a criatividade e mostrar que o blog seria uma espécie de laboratório repleto de experiências.
E assim surge o Oficina Ler e Ver. Aqui, o internauta poder ler o que produzimos e ver nossa criatividade ao atrelar texto e imagem. Será que vamos conseguir? Claro que sim! Afinal, gente de comunicação é curiosa e adora desafios!!! Então, caro internauta, leia, curta e aprecie as primeiras produções textuais de futuros jornalistas e publicitários. E divirta-se com nossas descobertas e nossas visões de mundo!!
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
*Roubaram a Mona Lisa? Dê-me uma parede.*
Os detalhes desse maior roubo de arte da história estão em livros como O Roubo da Mona Lisa: o que a arte nos impede de ver, de Darian Leader e Roubaram a Mona Lisa!, um relato envolvente de R. A. Scotti. Através dos comentários e pontos de vista da autora, pode-se afirmar que a população viveu uma época de romantismo já que a maioria dos visitantes nem tinha ouvido falar da obra de arte desaparecida. Mesmo assim, sofreu muito ou até mesmo mais que os que a conheciam e admiravam.
O que fica em questão, agora, é como a nossa mente trabalha em relação a esse romantismo. E como o simbolismo se encaixa perfeitamente nessa história, já que o espaço em branco deixado por Mona Lisa se tornou um símbolo de apego das pessoas que passavam por ali somente para admirá-lo.
Daphne Leite dos Santos.Turma 1COM12D - Manhã.
O Roubo do Século
ResponderExcluirHá cem anos atrás,na manhã do dia 21 de agosto de 1911,desapareceu o quadro mais famoso do mundo:Mona Lisa ou La Gioconda,como também era conhecido.
A pintura de Leonardo da Vinci estava exposta no Museu do Louvre,em Paris,em uma época em que a segurança do museu não era muito eficaz.O roubo levou um dia inteiro para ser descoberto e mais de dois anos para que a obra de arte fosse recuperada.
O que se sabe é que o autor foi um operário italiano,morto em 1925,chamado Vicenzo Peruggia,que já tinha feito trabalhos no museu. Apesar de várias justificativas e explicações,até hoje o real motivo do roubo ainda não foi esclarecido.
Depois desse acontecimento,as pessoas viajavam para Paris mais especificamente para o Museu do Louvre para ver a parede vazia e se realmente o quadro de Mona Lisa era tão pequeno como falavam.
Acredito que a curiosidade humana é algo benéfico,até certo ponto,pois faz as pessoas buscarem mais sobre determinados temas,fazendo com que dominem mais o assunto e adquirindo mais conhecimento.
Maria Fernanda Novaes Belluomini -
Turma: 1COM12D - Manhã.