do mundo. Há cem anos, no dia 21 de agosto de 1911, um quadro de Leonardo da Vinci foi roubado do Museu do Louvre. Na época, Mona Lisa era uma bela obra de art,e mas não tinha todo o status que
o quadro tem hoje. Mona Lisa é considera a principal obra de Da Vinci.
O quadro foi dado como roubado apenas no dia seguinte ao seu desaparecimento. As manchetes dos jornais da época davam muita ênfase ao roubo. Algum tempo depois o ladrão, ex-funcionário do museu, foi preso na Itália tentando vender a obra. Ele alegou que o quadro deveria ficar na terra natal de Da Vinci e, por isso, o roubou.
Um fato curioso foi que o roubo, fez com que o quadro se valorizasse, o que começou a acontecer a partir do interesse do público pela obra. Depois de roubada, até a parede vazia em uma das galerias do museu atraiu multidões. As pessoas faziam fila para poder ver o de onde Mona Lisa foi retirada.
Um dos fatores que pode ter contribuído para que as pessoas fossem ao Louvre é a curiosidade de tentarem descobrir como que o ladrão conseguiu fazer tal façanha sem deixar pistas. Na época, tal fato foi considerado o crime do século ou crime perfeito despertando, assim, a curiosidade de milhares de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário