Oficina Ler e Ver

O segundo semestre de 2011 chegou. A turma de iniciantes do curso de Comunicação Social começa a chegar à aula de Técnica de Redação e Expressão da professora Cintia Neves. São alunos de primeiro e segundo períodos. Um pessoal cheio de gás! Futuros jornalistas e publicitários.

A professora dá aula. “Que aula diferente daquela do nível médio”, pensam alguns! Depois de uns dias, é lançado o desafio: criar um blog. Assim, a turma já iria mostrar suas próprias produções e sua forma de pensar sobre um determinado assunto. E ainda poderia usar a criatividade e mostrar que o blog seria uma espécie de laboratório repleto de experiências.

E assim surge o Oficina Ler e Ver. Aqui, o internauta poder ler o que produzimos e ver nossa criatividade ao atrelar texto e imagem. Será que vamos conseguir? Claro que sim! Afinal, gente de comunicação é curiosa e adora desafios!!! Então, caro internauta, leia, curta e aprecie as primeiras produções textuais de futuros jornalistas e publicitários. E divirta-se com nossas descobertas e nossas visões de mundo!!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

*Um sorriso Sedutor*


 
Uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida, com um sorriso restrito e ao mesmo tempo conservador e sedutor, Mona Lisa foi pintada por Leonardo da Vinci e se transformou no retrato mais famoso da história e um dos quadros mais valiosos do mundo.
   O mistério de quem inspirou Vinci chegou ao fim com pesquisas feitas por Giuseppe Pallanti. Segundo ele, a mulher do sorriso enigmático morava em frente à casa do pintor e era casada com Francesco Del Giocondo, por isso ela ficou conhecido como “Gioconda”. Com base nas informações existentes atualmente, Mona Lisa foi retratada quando tinha 25 anos de idade, depois de ter dado à luz ao segundo de seus cinco filhos.

   No dia 21 de agosto de 1911, no Museu do Louvre acontece o chamado de “Roubo do Século”, o fato se espalhou rapidamente pela imprensa. Em pouco tempo, as visitas ao museu aumentaram muito. As visitas não eram para ver o quadro de Mona Lisa, mas sim o espaço deixado no museu.
   O crime foi investigado durante anos, o pintor Pablo Picasso e o poeta Frances Guillaume Apollinare foram presos e, logo depois, liberados por falta de provas. Acreditou-se que a obra estava perdida para sempre, mas foi encontrada na Itália com um funcionário que trabalhou no museu, chamado Vicenzo Peruggia que alegou ter cometido o crime para retornar um tesouro que Napoleão Bonaparte havia roubado. Vicenzo saiu com o quadro do Museu sem ninguém perceber e o guardou debaixo da cama do hotel que ele se escondeu.

Felipe Duarte
Turma:1COM12D-Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário