Oficina Ler e Ver
O segundo semestre de 2011 chegou. A turma de iniciantes do curso de Comunicação Social começa a chegar à aula de Técnica de Redação e Expressão da professora Cintia Neves. São alunos de primeiro e segundo períodos. Um pessoal cheio de gás! Futuros jornalistas e publicitários.
A professora dá aula. “Que aula diferente daquela do nível médio”, pensam alguns! Depois de uns dias, é lançado o desafio: criar um blog. Assim, a turma já iria mostrar suas próprias produções e sua forma de pensar sobre um determinado assunto. E ainda poderia usar a criatividade e mostrar que o blog seria uma espécie de laboratório repleto de experiências.
E assim surge o Oficina Ler e Ver. Aqui, o internauta poder ler o que produzimos e ver nossa criatividade ao atrelar texto e imagem. Será que vamos conseguir? Claro que sim! Afinal, gente de comunicação é curiosa e adora desafios!!! Então, caro internauta, leia, curta e aprecie as primeiras produções textuais de futuros jornalistas e publicitários. E divirta-se com nossas descobertas e nossas visões de mundo!!
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
*O Roubo da Monalisa - O que a Arte nos Impede de Ver*
Esse quadro foi a obra prima de Da Vinci e é admirado no mundo todo. Por incrível que possa parecer, ele desapareceu do museu. Muitas pessoas foram presas, dentre elas, o pintor Pablo Picasso e o poeta francês Guillamine, considerados suspeitos do roubo. Felizmente, estas duas pessoas ilustres foram inocentadas e o verdadeiro ladrão da obra foi encontrado - era um antigo empregado do museu, Vincenzo Peruggia.
Na minha opinião, a atração causada pela ausência do quadro ou a sua parede vazia, estava relacionado a um sentimento de perda, era o vazio de algo muito importante para o mundo todo, visto que a obra é um patrimônio da humanidade. Foi um sentimento generalizado de perda de uma obra prima.
A arte é extraída da imaginação do artista. É dele e do que ele vê e sente. Por isso, a arte será sempre do autor e ele nos passa a sua arte para que nós possamos dar a nossa interpretação, e cada um de nós tem a sua. Tem muito de psicológico em tudo isso, cada ser humano pensa e vê as coisas de maneira diferente e as interpretações são variadas, e a Monalisa é um símbolo disso, pois seu olhar parece que está te vendo e dizendo muitas coisas.
Finalizando, acho que o que a arte nos impede de ver é a essência da obra.
Aluna: Iris de Oliveira Gonçalves Correa.
Professora: Cintia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário