Oficina Ler e Ver

O segundo semestre de 2011 chegou. A turma de iniciantes do curso de Comunicação Social começa a chegar à aula de Técnica de Redação e Expressão da professora Cintia Neves. São alunos de primeiro e segundo períodos. Um pessoal cheio de gás! Futuros jornalistas e publicitários.

A professora dá aula. “Que aula diferente daquela do nível médio”, pensam alguns! Depois de uns dias, é lançado o desafio: criar um blog. Assim, a turma já iria mostrar suas próprias produções e sua forma de pensar sobre um determinado assunto. E ainda poderia usar a criatividade e mostrar que o blog seria uma espécie de laboratório repleto de experiências.

E assim surge o Oficina Ler e Ver. Aqui, o internauta poder ler o que produzimos e ver nossa criatividade ao atrelar texto e imagem. Será que vamos conseguir? Claro que sim! Afinal, gente de comunicação é curiosa e adora desafios!!! Então, caro internauta, leia, curta e aprecie as primeiras produções textuais de futuros jornalistas e publicitários. E divirta-se com nossas descobertas e nossas visões de mundo!!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

*O (in)feliz sumiço de Mona Lisa*

Mona Lisa é uma das mais famosas e expressivas obras de arte, com seu sorriso enigmático que até hoje é alvo de estudos de muitas áreas, tanto artísticas como científicas. Mas, ao contrário do que parece, ela nem sempre foi tão reconhecida. Nem ao menos  tinha a proteção atual digna de grandes bancos. Em 1911, ela foi furtada por um funcionário do próprio Louvre. Ele fez isso porque queria que a pintura pertencesse ao seu país natal, Itália.
Após tal ato, pessoas de toda a França decidiram 'visitar' o espaço vazio que Mona Lisa deixara. Curiosos que nunca tinham ido ao Louvre foram exclusivamente para isso. Até pessoas como o poeta francês Guillaume Apollinaire e o pintor espanhol Pablo Picasso, foram questionadas e até acusadas do possível roubo, mas foram libertos após uns dias. Quando tudo dava por perdido, ela foi encontrada na Itália na casa do ex-funcionário.

O espaço vazio deixado pela obra
Jornais noticiavam o fato como “O Roubo do século”, o que fazia aumentar a procura de curiosos pelo 'espaço vazio'. A parte interessante é: esse roubo e as manchetes jornalísticas fizeram aumentar a atenção desse quadro, o que de certa maneira fez como uma 'propaganda' para ele. A partir daí, foi dado o devido valor e proteção. O que nos faz pensar o quão importante é a propaganda. Somos seres curiosos de natureza e a propaganda tem tal função de instigar a pessoa a conferir o que foi mostrado por pura e simples 'curiosidade'. Coisa que, em casos como esse, foi essencial para o reconhecimento de uma obra tão incrível quanto a Mona Lisa.

Felipe Ribeiro Mourão
Turma: 1COM12D - Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário