Oficina Ler e Ver

O segundo semestre de 2011 chegou. A turma de iniciantes do curso de Comunicação Social começa a chegar à aula de Técnica de Redação e Expressão da professora Cintia Neves. São alunos de primeiro e segundo períodos. Um pessoal cheio de gás! Futuros jornalistas e publicitários.

A professora dá aula. “Que aula diferente daquela do nível médio”, pensam alguns! Depois de uns dias, é lançado o desafio: criar um blog. Assim, a turma já iria mostrar suas próprias produções e sua forma de pensar sobre um determinado assunto. E ainda poderia usar a criatividade e mostrar que o blog seria uma espécie de laboratório repleto de experiências.

E assim surge o Oficina Ler e Ver. Aqui, o internauta poder ler o que produzimos e ver nossa criatividade ao atrelar texto e imagem. Será que vamos conseguir? Claro que sim! Afinal, gente de comunicação é curiosa e adora desafios!!! Então, caro internauta, leia, curta e aprecie as primeiras produções textuais de futuros jornalistas e publicitários. E divirta-se com nossas descobertas e nossas visões de mundo!!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

*O Marketing do Século*

  O Marketing do Século
      Agosto de 1911, Paris, um museu e um mistério: o roubo da Mona Lisa - pintura de Leonardo Da Vinci que, até então, não passava de mais uma dentre tantas outras. Até que naquela segunda-feira, dia 21, foi roubada pelo italiano Vicenzo Peruggia, funcionário do Museu do Louvre que acreditava que a obra deveria estar na Itália e não na França, onde esta se encontra exposta ainda hoje(com muito mais segurança do que há cem anos). E é exatamente em cima do roubo que se baseia o livro de Darian Leader - O Roubo da Mona Lisa: o que a arte nos impede de ver.
     Após perceberem que o quadro havia sido roubado, a notícia tomou as primeiras páginas dos jornais, sendo chamado de crime perfeito. Desde então, o museu passou a ser visitado justamente para verem o espaço deixado pela obra.
     A grande verdade é que, após passar dois anos nas mãos de Vicenzo (preso ao tentar negociá-la), a Mona Lisa levou tantos curiosos ao Louvre que o quadro ganhou notoriedade. Hoje, não há  preço estimado para a pintura. É uma, se não a mais conhecida obra de artes de todos os tempos.
    Na minha opinião, o ato de Vicenzo Peruggia foi muito além de um simples roubo. Foi um golpe de marketing, pagando com a sua própria liberdade conseguiu o que queria, transformando a Mona Lisa no ícone que conhecemos hoje, mesmo cem anos depois. Não foi o crime perfeito, mas sem dúvidas o golpe de muitos séculos.


Flávio Estevam
Publicidade
Turma: 1COM12D
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário