Oficina Ler e Ver

O segundo semestre de 2011 chegou. A turma de iniciantes do curso de Comunicação Social começa a chegar à aula de Técnica de Redação e Expressão da professora Cintia Neves. São alunos de primeiro e segundo períodos. Um pessoal cheio de gás! Futuros jornalistas e publicitários.

A professora dá aula. “Que aula diferente daquela do nível médio”, pensam alguns! Depois de uns dias, é lançado o desafio: criar um blog. Assim, a turma já iria mostrar suas próprias produções e sua forma de pensar sobre um determinado assunto. E ainda poderia usar a criatividade e mostrar que o blog seria uma espécie de laboratório repleto de experiências.

E assim surge o Oficina Ler e Ver. Aqui, o internauta poder ler o que produzimos e ver nossa criatividade ao atrelar texto e imagem. Será que vamos conseguir? Claro que sim! Afinal, gente de comunicação é curiosa e adora desafios!!! Então, caro internauta, leia, curta e aprecie as primeiras produções textuais de futuros jornalistas e publicitários. E divirta-se com nossas descobertas e nossas visões de mundo!!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

*Roubaram a Mona Lisa? Dê-me uma parede.*

No ano de 1911, a França viveu dias de assombro: o Roubo de uma de suas mais misteriosas e intrigantes obras. A Italiana Mona Lisa que até então ‘’vivia’’ no museu do Louvre, sumiu debaixo dos olhos de todos. Tanto que, somente depois de dois dias, os funcionários do museu deram conta do desaparecimento da Gioconda. Após o alardeamento da imprensa sobre o fato, a ausência do quadro se tornou tão forte quanto a própria obra. E o fato atraiu multidões ao Louvre para vislumbrar o vazio da parede onde antes ela ficava.

Os detalhes desse maior roubo de arte da história estão em livros como O Roubo da Mona Lisa: o que a arte nos impede de ver, de Darian Leader e Roubaram a Mona Lisa!, um relato envolvente de R. A. Scotti. Através dos comentários e pontos de vista da autora, pode-se afirmar que a população viveu uma época de romantismo já que a maioria dos visitantes nem tinha ouvido falar da obra de arte desaparecida. Mesmo assim, sofreu muito ou até mesmo mais que os que a conheciam e admiravam.

O que fica em questão, agora, é como a nossa mente trabalha em relação a esse romantismo. E como o simbolismo se encaixa perfeitamente nessa história, já que o espaço em branco deixado por Mona Lisa se tornou um símbolo de apego das pessoas que passavam por ali somente para admirá-lo.

Daphne Leite dos Santos.Turma 1COM12D - Manhã.

Um comentário:

  1. O Roubo do Século

    Há cem anos atrás,na manhã do dia 21 de agosto de 1911,desapareceu o quadro mais famoso do mundo:Mona Lisa ou La Gioconda,como também era conhecido.

    A pintura de Leonardo da Vinci estava exposta no Museu do Louvre,em Paris,em uma época em que a segurança do museu não era muito eficaz.O roubo levou um dia inteiro para ser descoberto e mais de dois anos para que a obra de arte fosse recuperada.

    O que se sabe é que o autor foi um operário italiano,morto em 1925,chamado Vicenzo Peruggia,que já tinha feito trabalhos no museu. Apesar de várias justificativas e explicações,até hoje o real motivo do roubo ainda não foi esclarecido.

    Depois desse acontecimento,as pessoas viajavam para Paris mais especificamente para o Museu do Louvre para ver a parede vazia e se realmente o quadro de Mona Lisa era tão pequeno como falavam.

    Acredito que a curiosidade humana é algo benéfico,até certo ponto,pois faz as pessoas buscarem mais sobre determinados temas,fazendo com que dominem mais o assunto e adquirindo mais conhecimento.

    Maria Fernanda Novaes Belluomini -
    Turma: 1COM12D - Manhã.

    ResponderExcluir