Oficina Ler e Ver

O segundo semestre de 2011 chegou. A turma de iniciantes do curso de Comunicação Social começa a chegar à aula de Técnica de Redação e Expressão da professora Cintia Neves. São alunos de primeiro e segundo períodos. Um pessoal cheio de gás! Futuros jornalistas e publicitários.

A professora dá aula. “Que aula diferente daquela do nível médio”, pensam alguns! Depois de uns dias, é lançado o desafio: criar um blog. Assim, a turma já iria mostrar suas próprias produções e sua forma de pensar sobre um determinado assunto. E ainda poderia usar a criatividade e mostrar que o blog seria uma espécie de laboratório repleto de experiências.

E assim surge o Oficina Ler e Ver. Aqui, o internauta poder ler o que produzimos e ver nossa criatividade ao atrelar texto e imagem. Será que vamos conseguir? Claro que sim! Afinal, gente de comunicação é curiosa e adora desafios!!! Então, caro internauta, leia, curta e aprecie as primeiras produções textuais de futuros jornalistas e publicitários. E divirta-se com nossas descobertas e nossas visões de mundo!!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

*Uma Mona Lisa incomoda muita gente!*


Em 1911, foi roubada Mona Lisa, a obra de Leonardo da Vinci que, na época, não era tão conhecida. Ela estava no museu do Louvre, em Paris. Nas primeiras horas, ninguém deu falta da pintura na parede.
Após uma grande repercussão na mídia, criou-se uma comoção geral. Todos queriam saber mais sobre o quadro roubado.  Parece-me sensato acreditar que toda aquela expectativa envolvendo o sumiço do quadro despertava não só a curiosidade da maioria das pessoas, mas sim algo mais. O que levava aquela multidão a contemplar uma parede absolutamente vazia? A ausência do quadro causava um sentimento que antes, com a figura exposta daquela mulher com ar sereno  e misterioso, pouco se atentava.
Todos querem descobrir quem era aquela mulher, o que dizem os seus olhos. Ela é triste ou feliz, serena ou assustadora, bonita ou feia? Esse era mesmo o seu nome? 
Curioso também é o fato de que, após a sua aparição, o que muitos acreditavam que não ocorreria, inúmeros foram os atentados contra a obra. Um psicopata jogou ácido sobre ela, danificando a parte inferior da pintura, que teve que passar por uma meticulosa restauração.  E em 200, uma russa  jogou uma xícara vazia de café contra o quadro. Mona Lisa, agora, está salva. Ela se encontra protegida por um vidro blindado.
Ulla Guedes  1COM12C

Nenhum comentário:

Postar um comentário