Oficina Ler e Ver

O segundo semestre de 2011 chegou. A turma de iniciantes do curso de Comunicação Social começa a chegar à aula de Técnica de Redação e Expressão da professora Cintia Neves. São alunos de primeiro e segundo períodos. Um pessoal cheio de gás! Futuros jornalistas e publicitários.

A professora dá aula. “Que aula diferente daquela do nível médio”, pensam alguns! Depois de uns dias, é lançado o desafio: criar um blog. Assim, a turma já iria mostrar suas próprias produções e sua forma de pensar sobre um determinado assunto. E ainda poderia usar a criatividade e mostrar que o blog seria uma espécie de laboratório repleto de experiências.

E assim surge o Oficina Ler e Ver. Aqui, o internauta poder ler o que produzimos e ver nossa criatividade ao atrelar texto e imagem. Será que vamos conseguir? Claro que sim! Afinal, gente de comunicação é curiosa e adora desafios!!! Então, caro internauta, leia, curta e aprecie as primeiras produções textuais de futuros jornalistas e publicitários. E divirta-se com nossas descobertas e nossas visões de mundo!!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

*O Quadro de Mona Lisa: Do crime ao Sucesso*


No dia 21 de agosto de 1911, aconteceu um crime aparentemente perfeito no Museu de Louvre, em Paris. Vincenzo Peruggia, funcionário do museu, roubou um quadro que, até então, era sem tanta importância pelos visitantes, que foi feito por Leonardo Da Vinci. No quadro, estava Mona Lisa; uma mulher com olhar tímido, misterioso e levemente sensual. O roubo, que ocorreu há exatos 100 anos, hoje é contado no livro ''O Roubo de Mona Lisa: o que a arte nos impede de ver'', de Darian Leader. 

Antes do acontecimento, como já relatado antes, o quadro era pouco reconhecido e requisitado. Depois de a notícia ter passado pelas primeiras páginas dos jornais e ter percorrido o mundo, o vazio que a ausência do quadro deixou levou muitas visitas ao Museu. Com isso, o interesse pela obra e, consequentemente, o seu valor aumentaram. Assim, nasce um questionamento: por que só depois de ter sumido, o quadro passou a ter tamanha importância para as pessoas?
 

Há quem acredite que seja porque o ser humano, em sua grande parte, só dá valor após a perda. Mas há, também, aqueles que acreditam que seja por causa da adoração pelo mistério ou até mesmo pela curiosidade. De fato, nunca poderemos generalizar e apontar somente um motivo. O que sabemos é que o quadro foi recuperado, está seguro e hoje é uma das Obras de Arte mais importantes da história mundial.


Aluna: Ingrid Vieira
Curso: Comunicação Social - Jornalismo
Turma: 1COM12C

Nenhum comentário:

Postar um comentário