Oficina Ler e Ver

O segundo semestre de 2011 chegou. A turma de iniciantes do curso de Comunicação Social começa a chegar à aula de Técnica de Redação e Expressão da professora Cintia Neves. São alunos de primeiro e segundo períodos. Um pessoal cheio de gás! Futuros jornalistas e publicitários.

A professora dá aula. “Que aula diferente daquela do nível médio”, pensam alguns! Depois de uns dias, é lançado o desafio: criar um blog. Assim, a turma já iria mostrar suas próprias produções e sua forma de pensar sobre um determinado assunto. E ainda poderia usar a criatividade e mostrar que o blog seria uma espécie de laboratório repleto de experiências.

E assim surge o Oficina Ler e Ver. Aqui, o internauta poder ler o que produzimos e ver nossa criatividade ao atrelar texto e imagem. Será que vamos conseguir? Claro que sim! Afinal, gente de comunicação é curiosa e adora desafios!!! Então, caro internauta, leia, curta e aprecie as primeiras produções textuais de futuros jornalistas e publicitários. E divirta-se com nossas descobertas e nossas visões de mundo!!

domingo, 28 de agosto de 2011

*O misterioso desaparecimento da Mona Lisa*

No dia 21 de agosto de 1911, o quadro de Leonardo da Vinci foi roubado gerando indignações e dúvidas em todo o mundo. A partir dali todas as pessoas ,que nunca haviam dado importância para aquela obra, começaram a visitar o museu frequentemente para ver apenas uma parede vazia.
A obra do autor Darian Leader em ( ‘’O roubo da Monalisa, O que a arte nos impede de ver’’) o autor tenta explicar o que levaria a reação daquelas pessoas de visitar o museu para ver a ausência daquela obra fazendo relações psíquicas e sociais.
Por que as pessoas iriam ver a ausência da obra? E a partir dali dar a ela uma importância que para elas nunca tiveram? Na minha visão tentarei explicar o que tornou a obra tão atraente depois de ter sumido misteriosamente. A curiosidade, sem dúvida, foi um dos primeiros motivos que mexeu com a mente daquelas pessoas. Quem roubou? Por que roubou? E para onde a levou? A obra irá um dia reaparecer? A indignação também acredito que foi um dos motivos, pois mesmo a obra não tendo tanta importância naquela época, a obra fazia parte historicamente da arte italiana e num certo momento envolveu a França . Quem teria a ousadia de roubar um contexto histórico? .
A importância da obra se deve ao fato das pessoas só darem importância a algo quando a perdem, e naquele momento todos acreditavam que a obra jamais iria voltar. Com o reaparecimento da obra depois de Vincenzo Peruggia ter sido descoberto e preso, o medo da população de perder algo tão valioso e de nunca mais poderem apreciá-la novamente fez com que todos dessem a merecida importância para aquela obra.

 
Louise Albuquerque ( Publicidade) 1 COM 12 D

Nenhum comentário:

Postar um comentário