Oficina Ler e Ver

O segundo semestre de 2011 chegou. A turma de iniciantes do curso de Comunicação Social começa a chegar à aula de Técnica de Redação e Expressão da professora Cintia Neves. São alunos de primeiro e segundo períodos. Um pessoal cheio de gás! Futuros jornalistas e publicitários.

A professora dá aula. “Que aula diferente daquela do nível médio”, pensam alguns! Depois de uns dias, é lançado o desafio: criar um blog. Assim, a turma já iria mostrar suas próprias produções e sua forma de pensar sobre um determinado assunto. E ainda poderia usar a criatividade e mostrar que o blog seria uma espécie de laboratório repleto de experiências.

E assim surge o Oficina Ler e Ver. Aqui, o internauta poder ler o que produzimos e ver nossa criatividade ao atrelar texto e imagem. Será que vamos conseguir? Claro que sim! Afinal, gente de comunicação é curiosa e adora desafios!!! Então, caro internauta, leia, curta e aprecie as primeiras produções textuais de futuros jornalistas e publicitários. E divirta-se com nossas descobertas e nossas visões de mundo!!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

*O Roubo que revolucionou a arte*

Segunda-feira, 21 de agosto de 1911. O quadro da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, some do museu do Louvre, na França. Tem início um movimento que jamais poderia ser imaginado por qualquer um que vivenciou esse momento. 

Mona Lisa não era o quadro mais valioso do acervo do Louvre. Pintado em 1503, talvez fosse só admirado por grandes entendedores da arte. Talvez não representasse tanto para os outros como representava para Vicenzo Peruggia, um pintor de paredes. Vicenzo aproveitou de sua liberdade dentro do museu, para roubar a Mona Lisa e levar de volta a Itália, o que ele mesmo justifica como "Patriotismo". Entre o roubo e a recuperação da pintura, Mona Lisa se tornou a pintura mais famosa do mundo, despertando a curiosidade de todos. Daqueles que nem sabiam da sua existência até Sigmund Freud, que disse que o sorriso de Mona Lisa foi inspirado no sorriso da mãe de Da Vinci. Começava ali, no dia seguinte ao roubo, a disseminação da informação. Um quadro de 77 × 53 cm, com a figura de uma mulher que ninguém nunca viu, torna-se o quadro mais importante da história. Com a multiplicação da informação, o que hoje, pra gente é tão comum e normal. Esse repasse diário de ideias, noticias e etc. teve peso e muita importância em uma época em que não havia tanta informação. Mona Lisa teve nome e representação graças a cada um que procurou saber o que era a tal pintura. A curiosidade, o estudo e o "boca boca" tornaram Mona Lisa no que é hoje!!! Uma obra valiosíssima. 

Filipe Bregunce 
Curso: Jornalismo
Turma: 1COM12D - Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário