Oficina Ler e Ver

O segundo semestre de 2011 chegou. A turma de iniciantes do curso de Comunicação Social começa a chegar à aula de Técnica de Redação e Expressão da professora Cintia Neves. São alunos de primeiro e segundo períodos. Um pessoal cheio de gás! Futuros jornalistas e publicitários.

A professora dá aula. “Que aula diferente daquela do nível médio”, pensam alguns! Depois de uns dias, é lançado o desafio: criar um blog. Assim, a turma já iria mostrar suas próprias produções e sua forma de pensar sobre um determinado assunto. E ainda poderia usar a criatividade e mostrar que o blog seria uma espécie de laboratório repleto de experiências.

E assim surge o Oficina Ler e Ver. Aqui, o internauta poder ler o que produzimos e ver nossa criatividade ao atrelar texto e imagem. Será que vamos conseguir? Claro que sim! Afinal, gente de comunicação é curiosa e adora desafios!!! Então, caro internauta, leia, curta e aprecie as primeiras produções textuais de futuros jornalistas e publicitários. E divirta-se com nossas descobertas e nossas visões de mundo!!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

*O que nos impede de ver na Arte*

Há 100 anos o quadro da Monalisa desapareceu do Museu do Louvre, em Paris.
Levou um dia inteiro para perceberem que ele tinha sido roubado e não simplesmente tirado do lugar por algum motivo. A obra de Leonardo da Vinci, embora famosa, não era tão apreciado naquela época como nos dias atuais.
O sumiço do quadro causou uma curiosa reação das pessoas. Elas passaram a ir ao museu para ver a parede vazia onde, antes, estava o quadro da Monalisa. Qual o motivo que os levou a ver um vazio? Existem várias respostas, Dentre elas, a angústia de só perceber o quadro após a sua ausência, ou até mesmo para demonstrar o vazio que o quadro deixou nas pessoas.
Cada um terá um ponto de vista ao ler o livro "O roubo da Monalisa, a arte que nos impede de ver", de Darian Leader. De qualquer modo, o quadro só foi realmente valorizado após o fato.
Dois anos após o acontecido, ele foi encontrado com o ex-funcionário do museu Vicenzo Peruggia, que o guardou na Itália. Ao tentar negociá-lo, foi preso. Em sua justificativa, disse que o quadro deveria ficar em seu lugar de origem.
O roubo fez com que o quadro de Da Vinci ficasse muito mais famoso e de valor inestimável.

Fernanda C Vargens Souza
2º Período Pub. e Prop
Manhã, Turma 12COM C

Nenhum comentário:

Postar um comentário