Oficina Ler e Ver

O segundo semestre de 2011 chegou. A turma de iniciantes do curso de Comunicação Social começa a chegar à aula de Técnica de Redação e Expressão da professora Cintia Neves. São alunos de primeiro e segundo períodos. Um pessoal cheio de gás! Futuros jornalistas e publicitários.

A professora dá aula. “Que aula diferente daquela do nível médio”, pensam alguns! Depois de uns dias, é lançado o desafio: criar um blog. Assim, a turma já iria mostrar suas próprias produções e sua forma de pensar sobre um determinado assunto. E ainda poderia usar a criatividade e mostrar que o blog seria uma espécie de laboratório repleto de experiências.

E assim surge o Oficina Ler e Ver. Aqui, o internauta poder ler o que produzimos e ver nossa criatividade ao atrelar texto e imagem. Será que vamos conseguir? Claro que sim! Afinal, gente de comunicação é curiosa e adora desafios!!! Então, caro internauta, leia, curta e aprecie as primeiras produções textuais de futuros jornalistas e publicitários. E divirta-se com nossas descobertas e nossas visões de mundo!!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

*O verdadeiro mistério da Mona Lisa*


O verdadeiro mistério da Mona Lisa

O quadro de Da Vinci, “Mona Lisa”, é uma obra de valor incalculável. Pessoas do mundo todo vão ao Museu do Louvre para, principalmente, olhar de perto o sorriso enigmático da mulher pintada. Uma das explicações para tanto sucesso está no livro “O Roubo da Mona Lisa: O que a arte nos impede de ver”, de Darian Leader. O livro começa contando a história sobre o roubo do quadro em 21 de agosto de 1911. Até então, a Mona Lisa não era uma obra tão famosa, mas como toda a peça do Museu do Louvre, possuía considerável valor.
Na data citada, a peça de Da Vinci foi roubada. Comprovando a falta de interesse das pessoas no quadro, o fato só foi percebido mais de 24 horas após o crime. Quando a notícia se espalhou, a repercussão que foi impressionante. Surpreendentemente, pessoas de todas as partes iam até o museu para olhar a parede vazia onde esteve o quadro. Parecia ser o crime perfeito. Nenhuma pista foi deixada.
Tempos depois, o ladrão foi capturado ao tentar vender a obra e descobriram que era um funcionário do próprio Louvre. A justificativa que ele deu foi que o quadro deveria voltar à Itália, onde foi pintado.
Mesmo depois de devolvido ao Louvre, o número de visitantes não diminuiu. A Mona Lisa é um dos quadros mais importantes da história da arte.
Até hoje existe a dúvida sobre o motivo de tantas pessoas terem ido ver uma parede vazia. Alguns podem apenas ter sentido necessidade de confirmar por si mesmas que a história era real. Outros, talvez, na esperança de encontrar alguma pista. E ainda quem queria presenciar o “crime do século”. E no fim, esse ainda é o verdadeiro mistério.


Nome: Renata Barros
Curso: Publicidade
Turma: 1COM12D

Nenhum comentário:

Postar um comentário